Perda auditiva não tratada pode levar a doenças graves | Escute Mais - Aparelhos Auditivos

Perda auditiva não tratada pode levar a doenças graves

Estudo conduzido pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, afirma que a perda de audição pode estar por trás de demência, depressão, quedas e problemas cardiovasculares. O grande motivo pode ser porque os pacientes demoram  para tratar a perda auditiva, o que  pode levar a doenças mais graves.

O estudo citado, descobriu que o não tratamento da perda de audição elevou em 50 por cento o risco do desenvolvimento de demência e em 40 por cento  o de depressão, em comparação com aqueles que têm audição normal.          

Uma das autoras do estudo, Jennifer A. Deal, epidemiologista e geriatra da Universidade Johns Hopkins, diz que, a perda auditiva traz conseqüências caras. As pessoas tendem a esperar tempo demais para fazer os exames e receber o tratamento necessário, e quanto mais esperam, mais difícil fica tratar a perda auditiva, explica o Dr. Frank Lin, da mesma Universidade. Frank dá duas excelentes dicas de quando é a hora de testar a audição: se familiares ou amigos próximos disserem  que você deve, ou se você perceber que com frequência entende errado ou não compreende o que os outros estão dizendo.

Quando a solução para a dificuldade auditiva , é o aparelho auditivo, a dica é a persistência, os aparelhos podem demandar múltiplos ajustes até atingir os melhores resultados. Expectativas irreais são grande parte desse problema. Não é a mesma coisa colocar óculos e imediatamente enxergar de forma clara. O cérebro precisa de tempo, pelo menos um ou dois meses, para se adaptar aos aparelhos auditivos, e, quanto mais cedo na condição for tratada, mais facilmente o cérebro vai se adaptar a eles, explica Frank Lin.

Leia reportagem completa no link:

https: //oglobo.globo.com/saber-viver/perda-auditiva-não-tratada-pode-levar-doencas-graves-23357338

 

Por Fonoaudióloga Eliane Consolin Vieira


WebMail | Política de Privacidade